2 de novembro de 2013

Curiosidades

Não tem muito haver com o tema de TST, contudo não deixa de ser de utilidade pública. Vejam só:


SOS Idoso atende denúncias de maus-tratos em Natal

Serviço funciona nos telefones 0800 084 1021 ou 3232-9301.
De janeiro a junho RN teve 25 queixas para cada 100 mil habitantes.


A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) está recebendo denúncias sobre maus-tratos contra idosos em Natal. De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) referentes ao período de janeiro a junho deste ano, o Rio Grande do Norte foi um dos três estados com maior índice de denúncias, com a proporção de 25 queixas para cada 100 mil habitantes. O serviço SOS Idoso funciona nos telefones 0800 084 1021 ou 3232-9301.

De acordo com a Semtas a maioria dos responsáveis pelos maus-tratos são pessoas que têm algum parentesco com o idoso, como netos ou até mesmo filhos. As denúncias são variadas, porém, as mais frequentes são de abandono, negligência, agressão psicológica e abuso financeiro. Além dos telefones, as denúncias também podem ser feitas de forma presencial na Semtas, na avenida Bernardo Vieira, 2180, bairro de Dix-sept Rosado, na zona Oeste da capital. O setor do SOS Idoso funciona de segunda a sexta feira, das 8h às 15h.

Com a denúncia registrada, a Semtas destaca uma equipe constituída por um psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional até o local informado para averiguar a veracidade da queixa.

“Se ela proceder, primeiramente é feita uma orientação e o idoso passa a ser monitorado. Se a violação persistir, a equipe da Semtas faz o encaminhamento da denúncia para os órgãos de defesa da pessoa idosa (Delegacia do Idoso, Centro de Referência Especializado em Assistência Social/CREAS, Rede de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher/CRAS, Serviço de Saúde, Defensoria Pública e Práticas Jurídicas) até que o problema seja solucionado”, explica Maiara Pinheiro, coordenadora do SOS Idoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário